domingo, 26 de setembro de 2010

PERSEGUIÇÃO E ASSASSINATO DE JEAN-PAUL MARAT

Peter Weiss
PERSEGUIÇÃO E ASSASSINATO
DE JEAN-PAUL MARAT
REPRESENTADOS PELO GRUPO TEATRAL DO HOSPÍCIO DE
CHARENTON SOB A DIREÇÃO DO SENHOR DE SADE

PERSONAGENS
MARQUÊS DE SADE
Sessenta e oito anos, bem fornido de carnes, o cabelo grisalho,
o rosto ainda sem rugas. Movimenta-se pesadamente e,
às vezes, respira com difi culdade, asmaticamente. Seus trajes
são elegantes e ainda assim desgastados. Usa calções brancos
com fi tas, camisa branca de mangas largas, com peitilho e punhos
de renda, bem como sapatos brancos de fi vela.
JEAN-PAUL MARAT
Quarenta e nove anos, sofre de uma moléstia da pele.
Envolve-o um pano branco. Uma bandagem branca está passada
por sua testa.
SIMONNE ÉVRARD
Companheira de Marat, de idade indefi nida. A representante
do papel usa roupa da instituição, com avental e
uma touca. É encurvada, seus gestos são difíceis e desajeitados.
Quando não tem o que fazer, torce um pano nas mãos.
Aproveita-se de todas as oportunidades para mudar a bandagem
de Marat.
CHARLOTTE CORDAY
Vinte e quatro anos. Seus trajes compõem-se de uma ca-

com sua faixa tricolor e o sabre à cintura, representa Marianne.
Têm vozes de cantores e fazem pantomimas.
PACIENTES
São comparsas, vozes, mimos e coro.
Aparecem de acordo com as necessidades, seja em suas
vestimentas brancas de asilo, seja em trajes primitivos, fortemente
acentuados pela cor. Aqueles que não estão sendo usados
na representação, dedicam-se aos seus movimentos autísticos.
Sua presença deverá fazer ressaltar a atmosfera existente
atrás do espaço cênico. Fazem gestos estereotipados, pulam,
murmuram a meia-voz, gemem, gritam etc.
ANUNCIADOR
Usa trajes de arlequim por sobre a roupa do asilo. Seu
chapéu bicorne está adornado com sininhos e pailletés. De seu
corpo pendem vários instrumentos musicais dos quais se utiliza
para fazer barulho, quando necessário. Na mão segura um
bastão ornado por fi tas.
CINCO MÚSICOS
Internados na instituição, vestidos de branco. Tocam harmônio,
guitarra, fl auta, pistão e tambor.
ENFERMEIROS
Usam uniformes cinza-claros, com aventais brancos e longos
que lhes dão a aparência de carniceiros. Nos bolsos dos
aventais trazem cassetetes.
IRMÃS
Também elas usam roupa cinza-clara, com longos aventais
brancos, colarinhos engomados e enormes toucas brancas.
Portam rosários. As irmãs serão representadas por homens
atléticos.
misola branca e fi na, cortada à moda do Diretório. A camisola
não esconde os seios, que ela cobre com um xale branco e leve.
Tem o cabelo comprido, castanho-avermelhado, que lhe cai
pelo lado direito do pescoço. Usa botas de couro cor-de-rosa,
com saltos altos e, em suas intervenções, amarram-lhe sobre
a cabeça um chapéu enfeitado com laços de fi ta. Está permanentemente
sob os cuidados de duas irmãs, que a amparam, a
penteiam e lhe arrumam o vestido. Seus gestos são de sonâmbula.
DUPERRET
Deputado girondino. O representante do papel usa, junto
com a camisola da instituição, um colete curto e as calças lisas
e apertadas de um Incroyable. Suas roupas também são brancas,
completadas por alguns ornamentos. Foi internado na
instituição como erotômano e utiliza seu papel, como amante
de Corday, para aproveitar-se disso, sempre que haja possibilidade.
JACQUES ROUX
Antigo padre, socialista radical. Usa a camisola branca da
instituição, completada por um capuz de monge. As mangas
de sua camisola estão amarradas por sobre as mãos. Só pode
movimentar-se dentro dessa camisa-de-força.
OS QUATRO CANTORES:
KOKOL, baixo
POLPOCH, barítono
CUCURUCU, tenor
ROSSIGNOL, soprano
Tipos meio populares, meio comediantes de feira. Comple
mentaram suas vestimentas de asilo com pedaços de fantasias
grotescas. Usam o barrete frígio da Revolução; Rossignol,

COULMIER
Diretor da instituição, usa trajes cinza-claros, elegantes,
com capote e cartola. Usa também pincenê e bengala. Gosta
de assumir ares napoleônicos.
A MULHER DE COULMIER E SUA FILHA
Juntas formam um grupo de cor lilás-claro e cinza-pérola,
sobre o qual caem, em cascatas, jóias e prataria brilhante.

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